Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher
Que cremes são bons para tratar nódoas negras?
Se és mamã ou papá, sabes bem que os mais pequenos estão sempre em movimento e que se podem magoar facilmente, e às vezes o resultado resume-se a nódoas negras persistentes ou hematomas. Estas manchas podem ser preocupantes e poderás questionar-te qual é a melhor opção de tratamento para acelerar a recuperação, como minimizar a sua aparência e qual o melhor creme para as tratar. Não te preocupes, vamos ajudar-te!
O hematoma não desaparece
Quando um hematoma persiste, deves primeiro pensar que a pele dos bebés e das crianças é mais delicada e pode reagir de maneira diferente em comparação com a pele dos adultos, assim como o tempo de cicatrização pode variar.
É importante entenderes as possíveis razões por trás da persistência do hematoma e ter as soluções adequadas para acelerar o processo de cura. Também é importante relembrar que a maioria dos hematomas em bebés e crianças desaparecem naturalmente com o passar do tempo. No entanto, podes tomar algumas medidas para auxiliar o processo da cura, que iremos explicar-te mais adiante.
Em casos de hematomas persistentes acompanhados de sintomas como dor intensa, muito inchaço ou alterações na cor da pele ao seu redor, é sempre recomendado consultares um profissional de saúde especializado em pediatria.
Hematomas espontâneos
Sim, o aparecimento de hematomas espontâneos nas pernas, nos braços, ou noutras partes do corpo, pode acontecer. Quando são pequenos e dispersos, mesmo que ocorram espontânea e repetidamente, geralmente não há motivo para te preocupares.
Deves é ter em atenção se são de facto manchas extensas, volumosas e se surgem sem qualquer pancada aparente, especialmente em áreas como a cara, a barriga, o abdómen ou as costas. Nestes casos, também tens de procurar avaliação médica para que possam descobrir a causa.
E se forem nódoas negras que aparecem com facilidade?
Como dissemos antes, é importante que consideres que a pele dos mais pequenos é mais sensível e está mais propensa à formação de nódoas negras. Mas, assim como os hematomas espontâneos e apenas para prevenir, recomendamos que vás ao médico para avaliarem possíveis causas, como a fragilidade capilar, deficiências nutricionais ou distúrbios de coagulação sanguínea. Com base no diagnóstico, medidas preventivas ou tratamentos específicos podem ser aconselhados para garantir a saúde e o bem-estar do teu/tua filho/a.
Como tratar as nódoas negras
Para tratar hematomas/nódoas negras, existem várias abordagens que podem ser eficazes. Aqui estão algumas opções que podes considerar:
- Usa uma pomada ou creme específico para hematomas;
- Aplica uma compressa fria ou uma bolsa de gelo envolvida num pano na área, durante 15 minutos e de forma intercalada, nas primeiras 48 horas;
- Durante este tempo, faz algumas massagens suaves na zona da nódoa negra;
- Após as 48h, podes aplicar compressas mornas ou quentes durante 10 minutos e 2 a 3 vezes por dia, para estimular a circulação sanguínea e facilitar a reabsorção do sangue acumulado;
- O bebé ou criança deve repousar, por isso, evita atividades que envolvam muito movimento;
- Não deixes que esfreguem ou cocem a área para evitar complicações.
O que é bom para as nódoas negras?
Para além destes tratamentos, podes aplicar alguns remédios caseiros e naturais nas nódoas negras, como o óleo de rosa mosqueta, conhecido pelas suas propriedades regenerativas, gel de aloe vera para reduzir a inflamação ou diluir vinagre de maçã em água, em que basta pegar num algodão e passar diretamente no local para aliviar a dor.
Se não tiveres nenhum destes remédios e queres algo rápido e eficaz, escolhe um bom creme para nódoas negras.
O que é um bom creme para as nódoas negras?
Um bom creme para as nódoas negras, é um creme que oferece uma tripla ação para o tratamento de nódoas negras e hematomas. Este deve estimular a regeneração e cicatrização da pele e restaurar os tecidos danificados. Isto é especialmente útil no caso daquelas nódoas negras persistentes ou hematomas que levam mais tempo para desaparecer.
Além disso, também deve ter uma ação anti-inflamatória eficaz, o que significa que deve reduzir a inflamação, o inchaço e a dor, de forma a proporcionar alívio e conforto.
Uma dica: procura um creme de fácil absorção para não teres de te preocupar com roupa manchada ou com o teu pequenino a sujar as mãos.
Para terminar, relembramos que cada caso é único, e o que funciona para um bebé ou criança, pode não funcionar para outra. O importante é que sigas o tratamento e que procures orientação médica, caso necessário e que tenhas paciência no que diz respeito ao processo de recuperação!
Hirudoid® 3mg/g gel e Hirudoid® 3mg/g creme são medicamentos não sujeitos a receita médica indicados no tratamento sintomático adjuvante de distúrbios venosos superficiais, síndrome varicoso, hematoma, distensões, contusões. Hirudoid® gel e Hirudoid® creme não devem ser postos em contacto com os olhos, membranas mucosas e feridas abertas. São contraindicados na hipersensibilidade ao polissulfato de mucopolissacáridos ou a qualquer um dos excipientes. Leia atentamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Data da revisão: abril de 2015. Ciclum Farma Unipessoal, Lda. Quinta da Fonte – Ed.D.Amélia Piso 1 Ala B 2770-229 Paço de Arcos. NIF: 504362674 Hirudoid/JUL23/136
- Cuidados ao Bebé
O papel do pai e a importância da co-parentalidade
O envolvimento do pai é muito importante no desenvolvimento do bebé.
Saber maisTummy Time: o que é, importância e com que idade se deve começar
Já conheces o Tummy Time e os seus benefícios?
Saber mais“O meu primeiro dia na creche – Não chores mãe!”
O que fazer no primeiro dia na creche? O teu bebé diz-te!
Saber maisCuidados a ter com o bebé na praia
Tudo o que precisas de saber sobre a exposição solar em idade pediátrica.
Saber mais